quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Final de Campanha

No próximo domingo, dia 11 de Outubro, vamos voltar às urnas, desta feita para eleger nossos representantes nas autarquias: Câmara e Assembleia Municipal e Juntas e Assembleia de Freguesia.

Guimarães tem pois o dever cívico de mais uma vez marcar presença nas secções de voto, mostrando, tal como nas eleições legislativas do passado dia 27 de Setembro, seu inequívoco apoio às políticas do Partido Socialista. Cremos até, que é possível aumentar essa participação eleitoral e simultaneamente elevar a votação no PS, que no concelho registou uma expressiva vitória, traduzida em 47,14% dos votos expressos e a conquista da maioria em 67 das 69 freguesias.

A conquista ou reconquista de várias freguesias e a eleição de António Magalhães para a Câmara Municipal com uma votação confortável são as apostas certas dos eleitores vimaranenses. E António Magalhães e o nosso concelho merecem esta recondução.

Magalhães tem sido ao longo dos últimos anos o rosto da cidade. É inegável que o concelho cresceu de forma sustentada, apesar destes tempos difíceis de crise actuais. Magalhães representa assim não só um passado de obra feita (Multiusos, Centro Cultural de Vila Flor, etc…), como também uma aposta vencedora quanto ao futuro que soube preparar. Atente-se no objectivo estruturante que é o projecto da Capital Europeia da Cultura 2012.

É óbvio que não vou aqui e agora abordar o rico programa do PS, que convido a ler. No entanto, entre as promessas que certamente serão cumpridas, destacaria aquelas que, como jovem mais me seduzem. Falo na aposta na valorização do potencial humano e no conjunto de investimentos previstos no desenvolvimento das competências e qualificação das pessoas. Em concreto, nos compromissos de alargamento da rede pública do pré-escolar e na construção ou ampliação de novos Centros Educativos, mas também na edificação da Escola de Formação Profissional na zona de Couros, local onde o Projecto CampUrbis prevê ainda a instalação do Instituto de Design e o Centro de Pós Graduações, e que paralelamente com várias outras iniciativas no âmbito do desenvolvimento económico como a prossecução do Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, recolocarão o concelho na rota do progresso.

Mas não só pela obre feita ou a fazer, Magalhães e o PS merecem a nossa confiança. Além da competência dos seus candidatos, o PS é também pelo seu espírito de abertura democrática e pluralidade de opiniões um espaço de partilha inter-geracional de várias camadas sociais de cariz abrangente. È ainda um espaço de fronteiras franqueadas a vários independentes e pontos de convergência para a equidade e maior justiça social entre as freguesias, a vila e a cidade: o mundo rural e urbano.

Em súmula, as candidaturas PS e de António Magalhães em particular representam não só um passado de orgulho na obra feita, mas também um futuro de certeza na superação dos novos desafios e cumprimento nos compromissos assumidos pois, como diz nosso hino: “Ó Guimarães, teu progresso e tua vida é toda a nossa aspiração…”

Jorge Nunes

Sem comentários: