quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Manifesto

Desde há cerca de vinte anos que Guimarães definiu a Cultura como área prioritária de investimento, apostando na valorização e promoção culturais, por um lado na reabilitação e valorização do património construído, investimento coroado pela inclusão do Centro Histórico de Guimarães na lista da UNESCO do Património Cultural da Humanidade, desde Dezembro de 2001, e, por outro numa programação cultural que alia a valorização e preservação das tradições à divulgação das artes contemporâneas.

A dinâmica e o reconhecimento nacional e internacional da Universidade do Minho têm permitido que nos últimos anos se associe o investimento na Cultura ao investimento na ciência e tecnologia, na Inovação.

Esta aposta revelou-se de importância estratégica, desde logo no reforço da nossa memória e identidade, no reforço da nossa auto-estima e pelo reconhecimento regional, nacional e internacional de Guimarães como cidade de cultura.
Neste contexto, a designação de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, 2012, insere-se na estratégia de décadas de modernização e é o grande objectivo estratégico para os próximos quatro anos. E, na medida em que gera energias renovadas e entusiasmo, alimenta esperanças e cria expectativas, facilita o envolvimento das pessoas e o estabelecimento de parcerias, permite sintetizar, de forma exponencial, a cultura e a inovação e realizar em alguns anos o que levaria décadas a concretizar.

Guimarães 2012 é uma extraordinária oportunidade para desenvolver e sustentar o investimento na cultura, conhecimento, tecnologia e inovação dos últimos anos e convertê-lo no ponto de viragem para transformar Guimarães numa cidade criativa de relevância Europeia e posicionar o paradigma de economia criativa como suporte do desenvolvimento de Guimarães e da região.
Guimarães 2012 é uma extraordinária oportunidade para que Guimarães lidere à escala internacional a definição de um novo modelo de desenvolvimento social, económico e urbano, que possa ser seguido por outras cidades da sua dimensão, e que dê resposta às exigências de um novo paradigma de sociedade.

A valorização social, a valorização económica e a valorização urbana são os três eixos fundamentais deste grande objectivo estratégico.

Guimarães 2012 é uma excelente oportunidade para envolver as pessoas, para estabelecer parcerias novas e improváveis, para capacitar a comunidade local com novos recursos e competências humanas e profissionais. É uma excelente oportunidade para transformar Guimarães numa Academia Criativa.

Guimarães 2012 é uma excelente oportunidade para atrair e criar oportunidades de emprego de valor acrescentado, para desenvolver e recriar a competitividade de Guimarães, para transformar a economia da região, a partir de um modelo de Economia Industrial, numa Economia Criativa, internacionalmente competitiva e geradora de emprego. É uma excelente oportunidade para transformar Guimarães num Cluster Criativo.

Guimarães 2012 é uma excelente oportunidade para re-inventar e re-imaginar o espaço público, para valorizar a qualidade de vida urbana como dimensão fundamental para transformar um espaço de preservação de memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas. É uma excelente oportunidade para criar em Guimarães uma Paisagem Criativa.

Só uma liderança forte e determinada, só uma equipa capaz e coerente, só uma visão estratégica clara e moderna está à altura de continuar a governar Guimarães e de, sem perda da singularidade das suas características, dar continuidade à grande transformação que tem vindo a sofrer nos últimos vinte anos, tornando-a mais cosmopolita, inovadora, atractiva para talentos e investimentos e competitiva à escala global.

Francisca Abreu

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