quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Eleições de futuro

Nas Eleições Autárquicas do próximo dia 11 de Outubro o que está em causa é quem vai dirigir os destinos do Concelho e das Freguesias. Com respeito por todos os candidatos, o que verdadeiramente se decidirá é se o próximo presidente é António Magalhães, com uma liderança clara e exigente, ou o candidato social-democrata.

Os tempos mais próximos vão ser complexos e exigentes e o que os vimaranenses vão escolher é, por um lado, se querem uma equipa experiente e capaz de liderar um programa de futuro ou, por outro lado, uma aposta na inexperiência e no desconhecido. O que este em jogo nos próximos anos é muito importante.

O PS apresentou um programa claro e objectivo, de defesa dos seus princípios e valores de solidariedade e preocupação com as pessoas, de aposta na inovação e no desenvolvimento económico e na regeneração urbana e claro está, em tudo o que está relacionado com a Capital Europeia da Cultura 2012. Este é o desafio mais sério que os eleitos vimaranenses terão pela frente nos próximos anos. Construir as infra-estruturas, definir politicamente o sentido da CEC 2012, aproveitar o muito trabalho já feito e potenciar os agentes locais e regionais são desafios para poucos e Guimarães não pode improvisar. Não vai improvisar porque a equipa que o Partido Socialista apresenta é a mais capaz e está determinada e com a energia necessária para este combate.

Os resultados das últimas Legislativas dão boas perspectivas para as Autárquicas. O PS venceu em 67 freguesias (de um total de 69) mas cuidado, não há uma ligação absolutamente directa. Agora é ainda mais necessário a mobilização de todos para no próximo domingo eleitoral lá estarmos. Não há vitórias antecipadas. As sondagens (formais ou informais) não votam. O poder do voto está em todos e em cada um de nós.

Este é um momento delicado no país e no mundo e os socialistas sempre souberam assumir as suas responsabilidades com sentido de Estado e assim continuará em Guimarães com António Magalhães e todas centenas de candidatos do Partido Socialista.

Foi importante para Portugal a vitória do PS nas Legislativas. É ainda mais importante para Guimarães a vitória do PS nas próximas Autárquicas.

Miguel Laranjeiro

Sem comentários: