quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Apoiar António Magalhães é, para mim, constatar o presente, acreditar num projecto e construir um futuro.

Ao olhar para a candidatura de A. Magalhães não consigo deixar de recordar os primeiros passos da minha juventude.

Recordo que, enquanto estudante da ESMS, antigo Liceu de Guimarães, e a residir em Fermentões, quando queria deslocar-me de casa para a cidade, como tantos outros colegas de outras freguesias, só o podíamos fazer, acompanhados pelos pais, a pé ou à boleia. Hoje não! Hoje há meios de transporte em horários adaptados aos horários escolares, fazendo com que os jovens de hoje, possam estar mais perto de tudo e possam ser mais autónomos e independentes.

Ao lembrar esses tempos, lembro os jovens adeptos do desporto, como eu, que gostariam de ter tido polidesportivos, campos de treino, piscinas, ginásios e, esses não existiam. Hoje Não! Hoje um jovem tem o privilégio de, em Guimarães, poder praticar qualquer desporto, ao ar livre ou em espaços cobertos, infra-estruturas que vieram enriquecer, não só o dia-a-dia dos jovens, como também de todos aqueles que são amantes do desporto.

Pensar como Guimarães mudou é pensar nos locais que foram criados para que os jovens pudessem, de forma sensata, conviver com a cultura, participando em seminários, assistindo a peças de teatro, bailados e concertos, independentemente do seu gosto musical ou da sua tendência artística. Nada disto existia em Guimarães. Hoje sim!

Partilho a memória de alguns momentos de angústia, sentidos por colegas estudantes que, em momentos cruciais das suas vidas, sentiram grandes dificuldades em optar pela sua área de formação, cursos, saídas profissionais ou simplesmente qual escola escolher. Hoje sim, toda esta preparação pode ser auxiliada com o apoio de iniciativas tão ricas como “Orienta-te”, onde os jovens podem ter acesso a toda a informação sobre as ofertas escolares, cursos e opções profissionais existentes, não somente em Guimarães, mas também na região norte do país.

Olhar para a candidatura de António Magalhães é ver como uma cidade pode crescer, como uma sociedade pode enriquecer, como os jovens de ontem se podem tornar adultos activos hoje e dar aqui o seu testemunho.

Constatar que em Guimarães, hoje, os jovens têm melhor qualidade de vida, é concordar que tudo quanto foi feito para a cidade, foi feito em prol dos cidadãos, para eles e a pensar neles.

Olhar em redor, ver o antes e o depois é perceber que a obra realizada foi pensada e construída de forma conscienciosa e racional, orgulhando qualquer vimaranense que ame a sua cidade.

Orgulha, de facto, qualquer vimaranense ver que um homem, uma equipa, uma filosofia de vida, enriquecem uma população.

Ninguém pode negar, que o trabalho realizado foi um trabalho bem feito. Mas a obra continua! Tem de continuar, porque os jovens de hoje ainda precisam do carisma e das iniciativas de uma candidatura como a de António Magalhães.

Quando se acredita e se trabalha diariamente, tudo se constrói.

Acredito em António Magalhães, porque acredito no desenvolvimento e no crescimento harmonioso de Guimarães, como acredito que os jovens de hoje, adultos de amanhã, estarão ao lado deste projecto, independentemente do seu credo e, todos juntos, com garra, apoiando António MAGALHÃES, projectamos GUIMARÃES.

Vânia Santos

Sem comentários: